
Alunos da Escola de Música emocionaram público em duas apresentações.
Com o intuito de exercitar a prática de desempenho musical de seus alunos, a Escola Municipal de Música Geraldo Martins – Geraldinho do Cavaquinho realiza semestralmente recitais gratuitos, no Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida. Recentemente, em duas oportunidades, os alunos apresentaram mostras do aprendizado para o público em geral e familiares, que puderam acompanhar o desenvolvimento dos estudantes de música, ao longo do ano. “O Projeto Recital possibilita referências importantes para os alunos, ao criar oportunidades de vivências e performances musicais”, explica o Gerente da Escola e maestro, Fernando Stringhetta Frauches.
No dia 23 de novembro, com o teatro lotado, alunos dos cursos de piano, violão, saxofone, baixo, flauta, percussão e canto apresentaram repertório variado, incluindo composições clássicas, e sucessos da MPB. Já no dia 7 de dezembro, novamente com casa cheia e pela programação da agenda Natal 2017, os alunos da musicalização infantil, do 1º e do 2º anos do curso de formação musical subiram ao palco para uma noite marcada pela emoção e muitos aplausos.
A Escola de Música Geraldo Martins foi fundada em 1996 e seu curso básico de formação musical foi implementado em 2010, oferecendo princípios básicos para a apreciação e conhecimentos musicais. Em 2014, foi criado o curso de Musicalização Infantil, baseado em vivências lúdicas para o desenvolvimento de atividades de audição de obras musicais, práticas em conjunto e treinamentos auditivo e de leitura. A formação musical ministrada na Escola recebe alunos a partir dos sete anos de idade com habilitação em violão, canto, teclado, flauta, clarineta, saxofone, trompa, trompete, trombone, bombardino, tuba e percussão, sendo os instrumentos de sopro e percussão direcionados para a Banda de Música Lira Santa Cecília.
Mantida pela Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, a Escola consolidou-se como centro de formação musical. Atualmente, cinco alunos ex-alunos cursam graduação em música na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Diversos outros atuam profissionalmente como instrumentistas e cantores em Pará de Minas e na região.