
Parceria com a Fundação Pitágoras tem o objetivo de aumentar a qualidade da educação em Pará de Minas e capacitar os educadores.
O evento realizado no Teatro Geraldina Campos de Almeida na manhã desta quarta-feira, 15, foi o pontapé inicial da implantação do Sistema de Gestão Integrado que agora vai capacitar educadores da Secretaria Municipal de Educação. Em dois anos, eles vão receber certificação de pós-graduação em gestão escolar. O diferencial é que eles vão colocar em prática o conhecimento, ao mesmo tempo que aprendem. O programa de gestão e capacitação foi implantado por meio de uma parceria com a Fundação Pitágoras.
O objetivo do novo sistema, é elevar a qualidade da educação oferecida às crianças de Pará de Minas. “O IDEB daqui já está acima de 6. É muito alto, quer dizer que o padrão de educação de Pará de Minas, é um padrão elevado. Mas nós nos propomos a trabalhar para que ele cresça ainda mais, chegando próximo do máximo, que é 10. A cidade toda vai ganhar com esse sistema”, disse o fundador da Fundação Pitágoras, Professor Evando Neiva. “Por meio do SGI, vamos integrar todos os esforços para que a rede municipal de ensino busque e alcance resultados extraordinários”, explicou.
A proposta da Prefeitura de Pará de Minas é justamente melhorar o desenvolvimento da cidade por meio da educação. “É por isso que nós estamos dando a oportunidade aos profissionais da Secretaria de Educação de fazerem uma pós-graduação. Nós vamos ter um salto na área. A partir do momento que o profissional tem um conhecimento em gestão administrativa, ele tem condições de melhorar efetivamente a qualidade do ensino”, afirmou o Prefeito Elias Diniz.
No lançamento do sistema, acompanhados pelo Prefeito e pela Secretária Municipal de Educação, Marluce Pinto Coelho, diretoras e vice-diretoras assistiram a palestra de Tio Flávio, que falou sobre os desafios dos educadores, empreendedorismo, atitudes pessoais e profissionais e gestão da experiência. “Uma capacitação como essa torna os diretores e professores melhores profissionais. A Fundação Pitágoras é uma instituição com mais de 50 anos e ela é extremamente respeitada. Ela não está fazendo testes, ela vem com potencial de conhecimento muito grande para contribuir com o crescimento da educação de Pará de Minas”, disse o palestrante, que é graduado em Comunicação Social e mestre em Engenharia de Produção com especialização em Marketing e em Gerenciamento de Pequenas e Médias Empresas. Segundo ele, “o professor transforma vidas” e deve ter o afeto como uma de suas ferramentas em sala de aula. Tio Flávio também destacou o perfil empreendedor dos educadores: “empreender não é somente criar empresas. É mudar comportamentos, atitudes e mentalidade. É o que todo educador deve fazer”, finalizou.